40 anos de história: como surgiu a marca Melissa

Não há dúvidas ao dizer que a marca de sapatos Melissa é um sucesso. Gostando ou não, todos os brasileiros já ouviram falar de alguma forma sobre a empresa, conhecida por fazer sapatos com designs diferentes, tendo sempre o plástico como matéria-prima (substituído posteriormente pelo Melflex, à base de PVC). E toda essa história começou em 1979, com um modelo bem conhecido pelos brasileiros: a Melissa Aranha.

A Melissa é uma marca da empresa nacional Grendene, que também tem em seu grupo nomes como Grendha, Ipanema, Rider, Cartago e a Zaxy (sim, você não leu errado). A marca Melissa foi criada apenas oito anos após o começo das operações da Grendene, e seu primeiro modelo foi a Aranha, uma sandália que rapidamente caiu nas graças das jovens brasileiras e faz sucesso até os dias atuais, após passar por algumas remodelagens e ganhar novos visuais. O modelo original foi criado pelo empresário Pedro Grendene Bartelle, que usou como inspiração os calçados utilizados por pescadores na Riviera Francesa. 

Foto: Melissa Heritage

Depois disso, a Melissa alcançou cada vez mais sucesso. Ainda na década de 70, a marca ganhou mais notoriedade no país ao fazer ações na novela Dancin’ Days, da Rede Globo, que apresentou os modelos de salto fino no pé de várias personagens.


Mas a ideia da Grendene era expandir a marca Melissa para o mundo e, por isso, em 1983, a marca teve sua primeira colaboração ao lado de ninguém menos do que Jean-Paul Gaultier, renomado estilista francês conhecido por ter uma moda inovadora e trabalhar ao lado de grandes nomes da cultura pop, como Madonna e o cineasta Luc Besson, no filme O Quinto Elemento.


(Foto: Site oficial Melissa)

Como dito acima, a Melissa Aranha carrega uma parte importante da história da marca e por isso já teve releituras, incluindo a Aranha 79/16, um dos modelos mais amados pelas melisseiras por unir o ano de criação do modelo com a data de seu relançamento. Recentemente, inclusive, a marca deu pistas que pode estar preparando uma nova homenagem à Aranha. No grupo Melissa Squad no Facebook, o perfil oficial da empresa pediu que os fãs postem suas histórias com a hashtag #VoltaAranha7916.

Facebook/Reprodução

A marca Melissa completou 40 anos de existência em 2019, mas nem de longe está perto de se tornar irrelevante ou apenas um produto saudosista. A Grendene acertou ao entender que o design, matéria-prima e público-alvo precisa estar em constante evolução e é por isso que a Melissa continua relevante após 4 décadas. Com respeito ao passado e um olhar no futuro, a empresa tem tudo para continuar um caminho de sucesso e fazer parte da vida dos fãs por várias gerações.

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