Dia do consumo consciente e como funciona a coleta de Melissas nos clubes

Falar de sustentabilidade é algo obrigatório para qualquer marca atualmente, e ainda mais importante para a Melissa, que tem produtos feitos à base de plástico. Sabendo de sua responsabilidade, a Grendene faz diversas ações que incentivam o descarte correto de Melissas e uma dessas ações foi realizada em 15 de outubro de 2019, com o Dia do Consumo Consciente em todos os clubes e Galeria.

Neste dia, a Melissa fez algo impensável quando se trata de mercado: tirou todos os produtos das lojas e paralisou as vendas por um dia inteiro. Nesta mesma data, a marca iniciou um projeto, que segue até hoje, para recolher Melissas danificadas. Em todos os clubes e Galeria Melissa há pontos de coleta para que o consumidor leve sua Melissa para o descarte correto. Ainda que a ação não contemple todos – é bom lembrar que nem toda cidade tem um clube – ela é extremamente importante para evitar que os produtos sejam descartados diretamente na natureza.

Na época, houve uma certa polêmica com alguns fãs da marca, que afirmaram que a Grendene poderia oferecer algum brinde ou crédito nas lojas para cada Melissa levada para o descarte. Ainda que a ideia seja interessante para gerar um engajamento maior na ação, o objetivo do Dia do Consumo Consciente não é um retorno financeiro e sim uma ação em prol do meio ambiente. Vale lembrar ainda que o recolhimento é destinado à Melissas que não podem mais ser usadas. No caso de pares ainda com vida útil, a ideia é que o consumidor faça o desapego ou doação, para que outra pessoa use a Melissa até, de fato, chegar a hora do descarte final.

As Melissas coletadas nos clubes e Galeria são enviadas para a fábrica da Grendene, para virar novos pares de sapatos, e também para centros de reciclagem parceiros, que tomam todo o cuidado necessário para que o Melflex não seja jogado diretamente na natureza e se transforme em algo novo. 

Todo esse processo ganhou um novo capítulo em 2020, com o lançamento da edição especial Flox M. Para celebrar o Dia do Consumo Consciente este ano, a marca anunciou o produto 100% reciclado, feito com os materiais das Melissas recolhidas em 2019. A edição especial é unissex e tem numeração estendida, indo do 33-34 ao 43-44. Com isso, a Melissa mostra aos seus consumidores um ciclo completo de descarte correto e reciclagem e mostra como produtos classificados como “lixo” ainda podem dar origem à coisas extraordinárias. 

Assine a nossa newsletter para receber todas as novidades do Garage Sale Melissa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *