Nostalgia: como o cheirinho de Melissa se tornou marca registrada dos produtos

Ao andar por um shopping, é praticamente impossível não notar o cheiro de chiclete de tutti frutti misturado com plástico ao passar perto de um Clube Melissa. Assim como a matéria-prima prima Melflex, o cheiro de Melissa se tornou marca registrada, já que está presente nos produtos desde a criação da marca, em 1979.

Exatamente por isso, o cheiro de Melissa se tornou algo nostálgico para as fãs da marca. Para muitas, sentir o cheirinho traz memórias de infância e da adolescência e esse é exatamente o objetivo da marca. Conforme apontado no texto As Estratégias Pioneiras do Mix de Marketing em 32 Anos de Melissa, de Fernanda de Oliveira Roratto e Laíse Loy, a Grendene fez isso desde o começo como uma estratégia de marketing para agregar valor ao produto.

Quando falamos em Melissa, falamos sobre fãs que se identificam por um nome (melisseiros e melisseiras) e enxergam a marca como mais do que uma fabricante de sapatos e bolsas. Inclusive, é comum encontrar nas redes sociais pessoas que questionam tanto “amor” pela marca, afinal, não é qualquer empresa que alcança todo esse status, ainda que tenha vários consumidores. 

No caso da Melissa, a Grendene foi inteligente desde o começo, ao pensar em uma marca que entregaria diversas experiências aos consumidores, entre elas seu cheiro característico. Ao fazer isso, a empresa criou aos poucos a ideia de que Melissas são mais do que sapatos. Afinal, aqui há uma matéria-prima única (antes o plástico, agora o Melflex, exclusivo da marca), designs arrojados (vide as parcerias com grandes nomes da moda e design) e o cheiro, que complementa a cartela de sensações: Melissas enchem os olhos, são sentidas pelo tato e também pelo olfato.

Perfume Melissa

Com uma história tão incrível, os fãs ficaram felizes ao poder levar para casa uma amostra desse cheiro. A primeira ação do gênero foi em 2009, quando a Melissa lançou seu primeiro perfume, atualmente considerado um item de colecionador. Já em 2017, para celebrar o Dia do Cliente, a marca lançou um brinde de spray de ambientes com o cheirinho característico, mas em uma embalagem pequena – motivo pelo qual muitas melisseiras e melisseiros deixaram de usar e preferiram guardar.

Mas em 2020, a marca trouxe algo especial. Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de um cuidado maior ao higienizar as mãos, a Melissa lançou uma linha home, composta por álcool em gel com cheirinho da marca e um aromatizador de ambientes – dessa vez em tamanho maior – vendido atualmente em clubes e no site oficial da marca. Ainda não há informações se a Melissa continuará vendendo seu cheirinho no futuro ou se foi uma ação só em 2020, mas não há dúvidas de que os fãs da marca se sentiram especiais ao trazer para casa um pouco desse cheirinho tão amado. 

Linha Melissa Home, com álcool em gel e aromatizador

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