O que é moda circular e como as melisseiras podem participar do movimento

A indústria da moda é uma das mais ativas do mundo e, exatamente por isso, uma das mais poluentes. Em todo o processo de criação de peças como roupas, sapatos e bolsas, há um uso grande de água, matérias-primas e produção de resíduos, que contribuem para agravar problemas do meio-ambiente. No entanto, continuamos gostando da moda e por isso cada vez mais buscamos formas de continuar nossa paixão por roupas e sapatos, como a Melissa, sem agredir tanto a natureza. Um desses conceitos é a moda circular.

Melissa/Divulgação

Estabelecido em meados de 2014, o termo diz respeito à vida útil de um produto, desde sua produção, até o seu descarte. Além de se preocupar apenas em produzir e vender, é importante saber qual é o ciclo de vida de cada produto e como ele pode ser reciclado ou reutilizado, pensando sempre na diminuição de lixo e resíduos jogados na natureza. Talvez você pense que esse é um assunto chato, afinal todas gostamos de comprar Melissas e não queremos pensar em toda essa cadeia de produção. Mas a verdade é que o tema é tão importante que a própria Grendene já percebeu isso há alguns anos.

Por fabricar sapatos, bolsas e acessórios de plástico, um material conhecido por seu dano à natureza, a empresa percebeu que precisaria se movimentar para continuar relevante. Afinal de contas, o tema de sustentabilidade até pode ser considerado como “modinha” para muitos, mas a preocupação mundial com isso tem um impacto também na parte financeira: quem não se movimentar para melhorar sua cadeia de produção ficará fora do mercado em breve. Assim as Melissas passaram a ser feitas de Melflex, cuja importância explicamos neste texto, e a Grendene passou a diminuir o impacto em sua cadeia de produção.

https://www.instagram.com/p/CFvgBmnlJAp/

Mas há um outro lado em tudo isso, que é o objetivo deste texto: o seu papel como melisseira e melisseiro em tudo isso. Entre as práticas adotadas pela marca, está o estímulo ao descarte correto das Melissas. Ou seja, em todos os clubes há pontos de recolhimento de sapatos com avarias, cujo Melflex será derretido para dar origem à novos produtos. Mas para que isso funcione, você precisa ter a consciência e entender a importância de levar a sua Melissa até lá. Por isso, reiteramos: nunca jogue produtos da Melissa no lixo comum. Ao fazer isso, esse produto tem grandes chances de parar em um lixão e demorar centenas de anos para se desfazer na natureza. Guarde o que não pode mais ser utilizado e leve ao clube mais próximo.

Melissa/Divulgação

Outro ponto importantíssimo da moda circular, aqui em conjunto com o consumo consciente, é algo que melisseiros e melisseiras já fazem há muito tempo, talvez até sem entender toda a sua importância ecológica: o reuso de produtos. Além do descarte correto, a moda circular também fala sobre a necessidade de valorizar um produto, o que nos leva ao famoso “desapego”, prática de vender produtos usados, ainda em bom estado, quando a pessoa não quer mais utilizá-lo.

Os desapegos já fazem parte do mundo da Melissa há muito tempo, com negociações em grupos de Facebook, perfis do Instagram e sites de vendas, como Mercado Livre e Enjoei. Ao vender uma Melissa que você não deseja mais, você está evitando descartar este produto de forma incorreta na natureza e está praticando a moda circular, dando a ele um novo uso nas mãos de outra pessoa. Claro, muitas vezes o objetivo do desapego é para ter mais espaço ou até fazer uma graninha, mas essa também é uma prática sustentável, que dá uma nova vida para o produto, aumentando o seu ciclo útil e deixando o seu descarte e reciclagem para o momento certo.

Falar sobre moda e sustentabilidade pode parecer estranho, mas esse é um assunto extremamente importante para todos. Se cada um fizer a sua parte, ainda temos chances de diminuir nosso impactos na natureza.

O Garage Sale Melissa tem uma lojinha no Enjoei, com a venda de Melissas usadas, e um grupo para negociações no Facebookclique aqui para solicitar seu acesso

Assine a nossa newsletter para receber todas as novidades do Garage Sale Melissa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *